Nossas Pimentas
Trinidad Scorpion Moruga
A Trinidad Moruga Scorpion é uma variedade de pimenta da espécie Capsicum chinense natural da vila de Moruga em Trinidad e Tobago. É uma das pimentas mais picantes do mundo. Em 2012, o Chili Pepper Institute, da Universidade do Estado do Novo Mexico, a identificou como a mais quente da época e garantiu o pódio de pimenta mais forte do mundo pelo Guinness Book. Atualmente é a segunda mais ardida do mundo, perdendo apenas para a pimenta Carolina Reaper. Junto a isso, a Trinidad Scorpion carrega um sabor marcante e único, ganhando ainda mais singularidade.
Além de ser cerca de 200 vezes mais ardida que a famosa pimenta dedo-de-moça, sua potência é tanta que é necessário o uso de luvas durante o seu manuseio.
A Trinidad Moruga Scorpion é o principal ingrediente utilizado por indústrias que produzem spray de pimenta nos Estados Unidos. Ela ajuda a proporcionar uma experiência gastronômica ímpar quando combinada com cervejas, drinks, massas e caldos.
Por ser uma pimenta nuclear, ou seja, com mais de 1 milhão de SHUs, muitos acreditam que ela faz mal para a saúde. Porém, a realidade é muito diferente, já que a Trinidad Scorpion possui alto valor nutricional, é rica em vitaminas A, C, E, fibras, e ainda possui minerais como potássio, zinco e cálcio, resultando em prevenção de doenças como diabetes. No mais, ela ainda ajuda no funcionamento do intestino e prevenção ao envelhecimento.
A capsaicina, substância responsável pela ardência, aumenta o metabolismo do corpo, eleva a resistência física, auxilia no emagrecimento e pode atuar como cicatrizante de feridas. Além de todos esses benefícios, a Trinidad Scorpion ainda libera endorfina, o ‘hormônio da felicidade’.
Dedo de Moça
A pimenta dedo de moça, também conhecida como “pimenta vermelha”, é um dos temperos mais utilizados na nossa culinária. Essa pimenta tem história e já era bastante conhecida pelos povos indígenas, muito antes da chegada dos europeus por aqui.
É considerada uma pimenta picante, mas também possui um aroma muito suave que dá um sabor único e especial aos pratos do dia a dia.
O principal benefício nutricional dessa pimenta é a sua capacidade antioxidante, principalmente por conter uma substância chamada de capsaicina, responsável pela sensação picante que sentimos ao consumir essa pimenta. Esses antioxidantes são de extrema importância, pois ajudam a combater os radicais livres, responsáveis por prejudicar o funcionamento de células saudáveis do corpo. Os antioxidantes são heróis do organismo e ajudam a prevenir o envelhecimento precoce das células.
A capsaicina também tem sido estudada por suas ações anti-inflamatória, analgésica, antimicrobiana, antitumoral e termogênica, além de poder ajudar no processo de digestão dos alimentos e contribuir para a proteção da saúde do coração.
Essa pimenta ainda conta com a presença das vitaminas A, C e E, essenciais ao nosso sistema de defesa; e também de algumas vitaminas do complexo B, importantes para o desenvolvimento saudável do corpo.
Carolina reaper
A Carolina Reaper é considerada pelo Guinness World Records a pimenta mais ardida do mundo. Ela foi criada pelo americano Ed Currie, na cidade de Fort Mill, Carolina do Sul, Estados Unidos, como resultado do cruzamento das pimentas Habanero e Bhut Jolokia, que também estão no topo da lista das mais ardidas.
A picância da Carolina Reaper foi comprovada após análises feitas na Universidade Winthrop na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Na ocasião, ela atingiu 1.569.300 pontos na escala Scoville – medida utilizada para determinar o nível de ardência das pimentas.​
Hoje em dia varia de 1.500.000 e pode chegar até a 2.000.000 de SHUs.
Harmoniza especialmente com carnes na brasa, cozidos como a rabada, feijoada e macarronada.
Dá um toque muito especial em bebidas como: cervejas artesanais e coquetéis, como a caipirinha por exemplo.
Em doces, pimenta e chocolate costumam combinar muito bem.
Use a sua intuição e criatividade para encontrar outras combinações.